[NOTICIA] Carregador de celular com chip pode roubar dados do telefone?

Postagem no Facebook se torna viral ao dizer que camelôs estariam vendendocarregador de celular com chip querouba dados do telefone, apelidado decarregador chupa-cabra.De acordo com a postagem de origem indefinida, uma pessoa desconfiada do funcionamento do carregador de celular que ela teria comprado em um camelô, e portanto pirata, o abriu para ver o que estava acontecendo.

Após abrir, tomou um susto com o conteúdo: No interior do carregador se encontrava um chip da empresa vivo. A pessoa logo associou a presença do chip com algum tipo de geringonça hacker criada para roubar dados do celular.

Carregador de celular com chip rouba dados do telefone?

ATENÇÃO NOBRES AMIGOS MUITO CUIDADO. #COMPARTILHE PARA O CONHECIMENTO DE TODOS.
AMIGOS, TENHAM MUITO CUIDADO AO COMPRAR CARREGADOR DE CELULAR NAS BARRACAS DE CAMELÔS, VOCÊ COMPRA O CARREGADOR E PENSA QUE ESTA CARREGANDO A BATERIA DO APARELHO , MAIS NA VERDADE ESTA ENVIANDO SUAS INFORMAÇÕES, SEUS DADOS BANCÁRIOS,SUAS SENHAS DE CARTÕES DE CRÉDITO, TUDO QUE ESTA ARMAZENADO EM SEU APARELHO PARA UMA CENTRAL DE UMA QUADRILHA ESPECIALIZADA EM CLONAGEM DE CARTÕES. ACONSELHAMOS A COMPRAR CARREGADOR SOMENTE ORIGINAL. É MAIS CARO ? SIM É MAIS CARO, MAS SUA CONTA BANCÁRIA, SUAS TRANSAÇÕES FINANCEIRAS ESTÃO EM JOGO.. PENSE NISSO! ESSA É MAIS UMA DAS ESTRATEGIAS DOS MARGINAIS QUE AGEM EM TODO TERRITÓRIO NACIONAL.. FIQUEM ATENTOS.

Perdoem o caps lock acima, mas é dessa forma que se encontra a postagem em uma das páginas do Facebook. Uma página tão agressiva no trato com seus usuários que não acreditam no que ela posta que nem merece ter seu nome citado aqui.

Será verdade que carregadores falsos podem roubar seus dados de telefone?

Sim, é verdade, mas provavelmente não é esse o caso desse carregador mostrado na foto. Provavelmente esse carregador é um localizador GPS disfarçado para passar despercebido por ladrões. Uma das coisas mais importantes quando se trata de segurança veicular ou pessoal,  é a necessidade de se ocultar o rastreador de GPS. Disfarçar o GPS é uma artimanha muito utilizada também por detetives particulares para fim de espionagem e rastreio das pessoas vigiadas.

Um chip tecnicamente pode ser usado para guardar dados do telefone, mas não tem como transmitir esses dados remotamente. Portanto, ainda que fosse possível gravar os dados capturados, ultrapassando a barreira da autorização necessária que todo celular pede pra troca de dados, não teria como o hacker pegar os dados sem colocar as mãos no carregador. Assim, não faz o menor sentido alguém vender esses carregadores para anônimos aleatórios que compram em camelôs. Sem contar que o preço do “chupa-cabra” é bem elevado.

Os verdadeiros falsos carregadores capazes de roubar dados:

Existem duas formas de se passar virus para celular via cabo USB: Uma através de conexão com computadores infectados com virus especiais para celulares e o outro por um “carregador alterado” capaz de instalar um ‘malware’ (software mal-intencionado) e roubar todas as informações armazenadas no celular.  Mas para isso o virus usa a conexão do próprio celular com a internet para transmitir os dados, tal qual é feito com o PC.

Conclusão: Apesar de o risco de se adquirir um carregador adulterado existir, é altamente improvável que alguém seja “premiado” com um comprando na rua, pois não compensa fabricar esses dispositivos para dar a sorte de pegar uma “vitima” boa e viável. O caminho mais fácil continua sendo os PC, e os aplicativos maliciosos e páginas de internet.

Em todo caso, é sempre bom optar por carregadores originais, mas também não é o caso de ficar paranoico com os carregadores de celular alternativos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s